Assim como as mulheres têm a campanha Outubro Rosa, na qual são feitas diversas ações no mês de outubro para a prevenção do câncer de mama, os homens também são conscientizados a respeito de doenças masculinas. Por isso foi criada a Novembro Azul, campanha com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália em 2003, chamado Movember, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é realizado dia 17 de novembro.
No Brasil, a Novembro Azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, tão temido pelos homens, porém necessário para a prevenção do câncer de próstata.
Com ampla divulgação e resultados com o movimento, em 2014 o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de seus bigodes, que são símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.